terça-feira, 26 de novembro de 2013



 Amuletos da sorte: 

                   quais são e seus significados


ESCAPULÁRIO - É uma corrente com pequenas imagens de santos ou orações em cada uma das pontas. Pode ser feito de barbante ou metais nobres, como ouro. O que importa é a proteção que dá à pessoa que o carrega no pescoço. Há quem faça pedidos ao colocá-lo pela primeira vez, que devem se realizar até que a corrente arrebente.


FERRADURA 
- É muito usada na zona rural das cidades por ser de fácil acesso aos habitantes, já que a maioria dos cavalos usa ferradura. Normalmente é colocada atrás da porta da casa com as pontas para cima para proteger seus moradores, trazer boa sorte e afastar os maus espíritos. Em versão miniatura, pode ser levada na bolsa ou aplicada em brincos e pulseiras. Na antigüidade, o ferro, sua principal matéria-prima, era temido pelos espíritos negativos. Outra crença é de que seu formato de meia-lua é um forte elemento do esoterismo. 


 Cristais/ Pedras Naturais

       
Os Cristais são utilizados para a cura e rituais de contato com os mundos intraterrenos e extraterrenos. Os ancestrais utilizaram os cristais de forma consciente como ferramentas de cura e geradores de energia. Os cristais têm a capacidade de transmitir frequências de energia por longos períodos de tempo. Aprender sobre o reino dos cristais e a sua diversidade desperta no ser humano capacidades de ligação e respeito por estas formações, que por simples que sejam, ressoam diretamente com a alma. 

         Utilizados conscientemente e sendo colocados à vista, podem ser utilizados individualmente em aneis, brincos e colares, ou sob a forma de mandala. É fácil perceber a natureza de um cristal consoante a sua vibração e a sua cor. 

Cada cristal tem uma cor, uma vibração e uma personalidade. Todos os cristais devem ser utilizados tendo em vista boas intenções, ou intenções pessoais.


PIMENTA - A Pimenta pode não ser tão popular como um amuleto, mas há quem acredite que ela afasta o azar e a inveja. Tal poder provavelmente se deve ao seu sabor forte e ardido. Se uma pessoa te deseja mal, a pimenta afastaria suas más intenções com a mesma voracidade com que ataca seu paladar. A planta teria o papel de absorver essa energia negativa.


Olho grego

OLHO TURCO OU OLHO GREGO - O olho turco é um amuleto azul muito comum naquele país
("nazar boncuk", na língua original), sendo de lá exportado para o mundo todo. E até no Brasil é possível encontrá-lo em brincos, pulseiras, colares, chaveiros ou pendurados em finas correntes para proteger o lar, o carro ou o ambiente de trabalho. É usado contra mau-olhado e olho-gordo. Na Turquia, as mães colocam o amuleto na roupa dos filhos. Se é encontrado rachado, significa que funcionou e protegeu a criança. Ao carregar um olho turco, toda a energia negativa direcionada a você será atraída pelo amuleto - ainda que seja por meio de um elogio (os turcos acreditam que elogios podem revelar, inconscientemente, inveja).

Figa

Carregar o objeto é garantia de proteção contra agressões físicas e espirituais. Segundo a tradição afro-brasileira, a figa “fecha o corpo”, oferecendo proteção máxima.    É um amuleto desde a Roma antiga – mas, naquela época, era usada em cultos à fertilidade e ao erotismo. O dedo polegar seria o órgão masculino, penetrando o feminino. Tal imagem, no imaginário popular, afastaria a infertilidade. Hoje, a crença é de que a figa protege contra mau-olhado, feitiços e influências negativas e garante sorte ao seu portador. Ela pode ser usada em colares, pulseiras ou presas a chaveiros. Pode ser feita em madeira, ouro, outros metais e até em arruda, planta também conhecida por afastar a má sorte. Se você perder um figa, não a procure: ela foi embora com toda a carga negativa que teria recaído sobre você.

CruzÉ um dos signos universais mais antigos, com registro nas culturas egípcia, chinesa, etc. Os significados são semelhantes em várias religiões: eles remetem a ressurreição, a fertilidade e a recriação. 

Patuá

Objeto que pode ser vivo ou inanimado ao qual se lhe atribui o poder mágico de proteger seu portador de qualquer tipo de desgraças, guardando-o de aflições e malefícios.
Todo brasileiro pelo menos já ouviu falar em patuá, mesmo que não saiba o que exatamente ele é. Muito usado por seguidores do Candomblé, o amuleto é feito de um pequeno saco (de plástico ou pano) com a cor e nome do orixá correspondente, acompanhado de ervas ou outros elementos atribuídos a ele (como conchas e miçangas). Costuma ser usado dentro da roupa, bolsa ou carteira de seu seguidor, que obterá a força e proteção do orixá.




Trevo de quatro folhas

Símbolo mais conhecido de sorte.                                 Os supersticiosos acreditam que encontrar um trevo de quatro folhas significa garantia de um longo período de sorte e fortuna.


Brilhare Joias

Luiz Augusto Puperi, 843
Guaporé-RS
54-3443-5652

Nenhum comentário:

Postar um comentário